24 de jun. de 2012

GP da Europa

Por um tempo estive pensando em como descrever um dos GP's mais emocionante dos últimos tempos. Sim, no circuito urbano de Valência. Essa que costuma ser uma procissão, valeu cada minuto vendo a tv, valeu cada centavo pago pelas pessoas que presenciaram a corrida em primeira mão.


Fernando Alonso voltou a ganhar, e em casa, acabando com a profecia dos diferentes ganhadores durante a temporada. De momento, é o único a repetir vitória.

E que vitória! O espanhol largou na 11ª posição e, com ultrapassagens arriscadas e com a sorte, que só os grandes campeões tem, terminou a prova no mias alto do pódio, emocionado, exausto, tendo seu trabalho e esforço mais que reconhecido e líder a 20 pontos do segundo colocado no Mundial -111 pts- que passa a ser Mark Webber (91 pts).

Acompanhando o espanhol no pódio, um incansável Kimi Raikkonen, que lutou até o final, nas últimas voltas com Lewis Hamilton, mas sofreu com o desgaste dos pneus. Ultrapassou Hamilton nas últimas voltas e se livrou de Pastor Maldonado, que veio forte nas últimas voltas, mas que ainda precisa controlar seu ímpeto. O piloto venezuelano era o 4º colocado quando atacou Lewis Hamilton (3º), bateu, e caiu para trás no grid, deixando o piloto da Mclaren fora da corrida.

Kimi agradeceu o presente e finalmente pode desfrutar de sua posição no pódio.

Pódio que teve um sabor também especial para ele, que completa o trio de campeões no pódio: Michael Schumacher.


Lembrando que o alemão saiu, assim como Alonso, muito atrás no grid, na 12ª posição. Lutou por posições, se arriscou e contou com o afobamento e os problemas de alguns pilotos, o que não lhe tira, para nada, o mérito por esse 3º lugar, o primeiro pódio depois de seu retorno à F1. Seu primeiro pódio depois de 2006.

E essa foi a corrida das recuperações. Mark Webber, o 4º colocado, largou no 19º lugar depois de ter problemas com o DRS na classificação de ontem e não passar sequer da Q1. Hoje não teve o mesmo rendimento do carro nº1, mas teve melhor fim.

O quinto lugar ficou com Nico Hulkenberg que desde o início da prova foi muito bem. Optou por dois pit stop's, ao contrário de seu companheiro de equipe, Paul di Resta, que foi o único a fazer apenas uma troca de pneus e terminando na 7ª posição.

Nico Rosberg largou em 6º e chegou na 6ª posição. Apesar das muitas batalhas, não se saiu tao bem.

Oitavo lugar para Jenson Button, que segue sem sentir-se comodo com o Mclaren e já está a 39 pontos atrás de seu companheiro de equipe, 3º no Mundial de Pilotos.

Sérgio Pérez foi o 9º colocado e Pastor Maldonado, depois da batida com Hamilton, ainda pode voltar e salvar um ponto.

Abandonos


Tarde de abandonos, e abandonos importantes, principalmente para o Mundial de Pilotos.

Vergne, em uma manobra estranha, atingiu Kovalainen e acabou levando a pior. Kamui Kobayashi se envolveu em várias polêmicas hoje e depois de vários toques abandonou. Romain Grosjean teve um problema quando era o 2º colocado e perseguia a Fernando Alonso.

Vettel era o líder com mais de 20s de vantagem, quando um SC, provocado por Vergne, entrou em ação. Na relargada, Vettel, simplesmente, parou. Segundo o próprio Vettel, algum problema mecânico ainda não investigado. O abandono mais sofrido foi o de Lewis Hamilton que, a duas voltas do final, foi atacado por Maldonado, sofreu um toque e disse adeus.

Por motivos das manobras "duvidosas", Vergne perderá 10 posições no grid da próxima corrida, Kobayashi 5 posições e Maldonado 10 posições perdeu seu ponto conseguido ao ser penalizado com 20segundos de acréscimo em seu tempo final na corrida de hoje. Com isso, Bruno Senna herda o ponto da 10ª colocação.


Assim terminou o GP da Europa:

1 – Fernando Alonso (ESP) - Ferrari – a 57 voltas
2 – Kimi Raikkonen (FIN) - Lotus – a 6s4
3 – Michael Schumacher (ALE) - Mercedes – a 12s6
4 – Mark Webber (AUS) - Red Bull – a 13s6
5 – Nico Hulkenberg (ALE) - Force India – a 19s9
6 – Nico Rosberg (ALE) - Mercedes – a 21s1
7 – Paul di Resta (GBR) - Force India – a 22s8
8 – Jenson Button (GBR) - McLaren – a 24s6
9 – Sergio Pérez (MEX) - Sauber – a 27s7
10 – Pastor Maldonado (VEN) - Williams – a 34s6
11 – Bruno Senna (BRA) - Williams – a 35s9
12 – Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso – a 37s
13 – Vitaly Petrov (RUS) - Caterham – a 1min15s8
14 – Heikki Kovalainen (FIN) - Caterham – a 1min34s6
15 – Charles Pic (FRA) - Marussia – a 1min36s5
16 – Felipe Massa (BRA) - Ferrari – a 1 volta
17 – Pedro de la Rosa (ESP) – HRT – a 1 volta
18 – Narain Karthikeyan (IND) – HRT – a 1 volta
19 – Lewis Hamilton (GBR) - McLaren – Abandonou
20 – Romain Grosjean (FRA) - Lotus – Abandonou
21 – Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull - Abandonou
22 – Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber – Abandonou
23 – Jean-Éric Vergne (FRA) - Toro Rosso – Abandonou

Próximo Grande Prêmio será dentro de 2 semanas, na Inglaterra!

27 comentários:

Bóa tarde galera. Sém dúvidas algúma a corrida de Valencia foi uma das melhores. Claro que o safty-car ajudou bastante a equilibrar as coisas la na frente. Agóra temos que ser realistas né...a Largada de F.Alonso foi uma coisa descomunal e o Massa o acompanhou tambem....so que o espanhol manteve o ritimo agressivo, mesmo tendo o carro mais lento que a Force-India do Hulk...em nenhum momento deixou o alemão respirar. Massa ao contrário não manteve o ritimo de largada e passou de caçador a ser caçado. Deu no que deu!!

Vettel so conseguiu aquela folga toda por que Hamilton nitidamente não tinha ritimo e estava segurando quem vinha atraz.

A equipe McLaren bagunçou a vida Hamilton mais uma vez...mas independente do erro, dificilmente se manteria na briga com Alonso ,Grosjean,Kimi e Maldonado. Na relargada Alonso não tomou conhecimento da Lotus de Grosjen e fatalmente iria pra cima de Vettel tambem. [hoje Alonso não negociou muito não] é claro que passar o Red-Bull é outra historia. Mas ele passou a Lotus e nem eu acreditava nessa chance. Essa pilotagem de Alonso hoje, depois do safty-car e apos a relargada...fez com que Vettel e Grosjean mudassem a forma de pilotar, talves ai os dois virem a ter problemas e abandonado a corrida. Mas não da nem pra creditar essa vitoria de Aonso a sorte. Sim ele teve sorte+competencia+agressividade para a hora que a sorte lhe sorriu ele estar ali no lugar e hora certa. Então méritos total do espanhol.

Bruno Senna...que me desculpem. Mas o brasileiro fica apovorado quando tem alguem mais rápido atraz de si. É impressionante pois ao ser ultrapssado pelo Kmi, Bruno se perdeu totalme com a chegada muito rapida do Japa atraz de si. E ele Senna tem retrovisores ali para ver que o Japa ja estava enfiando o carro pelo lado de dentro. Por isso foi punido. Chegou em 11 por causa do tanto abandonos...se não? teria chegado junto com o Massa.

Sorte dele B.Senna o Pastor não se contetar em ficar quieto onde esta...do contrário a diferença ja iria incomodar e muito B.Senna dentro da equipe Williams.

Para a proxima corrida o Japa tomou 5 posição de punição no gride por bater em Massa. Maldonado tomou 10 posições no gride da proxima corrida...e os acidentes em que ambos se envolveram foram quase indenticos. Criterios bem estranhos esses. Bom para o brasileiro mais uma vez.

Agóra...o maior erro da corrida sem duvidas algúma foi cometido por Hamilton...pois não tinha ritimo e tentou dificultar as coisas para o Kim. Mas Kimi é boa praça e passou so na bóa. Agóra comprar briga estando muito mais lento que o venezuelano? Ai era jogar os pontos da 4 posição no lixo mesmo. O Pastor não é o Kimi...e não iria ter paciencia estando mais rapido de ficar ali acompanhando Hamilton. Quem perdeu mais? Claro que foi Hamilton que briga pelo campeonato...pois o Pastor briga pra chegar a um pódio.

O Massa ja despejou um caminhão de desculpas para justificar a 16 posição na corrida de hoje. Alem do Japa agrssivo o seu assoalho estava quebrado ou trincado sei-lá o que mais. Paciência né.

Em tempo. Maldonado tomou 20s de acrescimo pela batida em Hamilton...e com isso B.Senna agradece e ganha 1 pontinho de bonificação. De grão em grão vamos indo né galera.

Corrida fantástica!!!
E em Valência!!!
Incrível...
Estou falando... Essa F1 2012 está demais!!!
O regulamento deveria ser este pelos próximos 10 anos...
No mínimo...

ALONSO:
Espetacular... O melhor do grid...
Foi ajudado pelos problemas dos outros carros...
Mas também ganhou várias posições na pista...
Basta comparar o resultado dele com o companheiro de equipe...

VETTEL:
Azarado...

HAMILTON:
Azarado nos boxes...
A equipe errou mas pelo replay é nítido que houve algum problema no primeiro macaco...
Depois voltou a ser o Hamilton afobado...
Deixa o Maldonado passar e depois pede uma investigação da FIA...
Foi bancar o durão e levou uma surra!!!
E aí o Maldonado é punido e ele não ganha nada com isso!!!
BURRO...

E o MepASSA...
Sendo ultrapassado pela Kovalainen!!!
Kíêkéýülçôn!!!
O Galvão engasgou...
O R. Leme se calou...
O Burti se atrapalhou todo...
E eu "fui prá galera"!!!
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Me rendo Priscila, o cara é um monstro.
Vou torcer pelo seu tri campeonato este ano.
No ano que vem eu volto a azucrinar.

E o Hamilton... bom... Burro.

A corrida já estava bem animada, mas graças a bendita bandeira amarela provocada pelos "merdinhas" Kova & Vergne, a corrida foi fantástica até o finalzinho mesmo.

Foi de arrepiar essa corrida do Alonso. Uma justiça divina o espanhol ter vencido em casa uma corrida em que ele veio comendo um por um, desde a largada.

Esse espanhol sabe se impor:
Quando precisa andar rápido, ele vai lá buscar velocidade de onde parece não existir no carro;
Quando tem que fazer 1 volta no "estilo classificação", ele vai e manda duas voltaças;
Sabe segurar os adversários quando volta dos boxes;

É um piloto completo que só não tem um tri ou um tetra porque a concorrência desta geração é muito mais qualificada que a anterior.

Sem palavras para descrever essa corridaça do Alonso!!!!!

Aquela ultrapassagem dele em cima do Schummi só mostrou que ele está em um nível acima de todos os pilotos do grid. Enquanto todo mundo apostava tudo na curva 2, o Alonso já tinha pensado em toda aquela sequencia de curvas. Caso não desse para ultrapassar na curva 2, ele emparelhou a sua Ferrari já antevendo que no final da sequencia de curvas a vantagem seria dele.

Essa é uma corrida que dá muita vontade de rever.

Alonso: Sensacional. Nota 11.
Que corrida foi essa?
Até agora a melhor da temporada.

Raikkonen ainda tá devendo. Para o carro que tem, esperava uma corrida mais forte. Grosjean tem ido bem melhor que o homem de gelo.

Schumacher: Pole em Monaco, Terceiro em Valençia. O cara tá chegando lá.
Que bom né, B´Hengler???

KKKKKKKKKKK

B´Hengler..o zaca tomou um passão do russo Petrov. Alias foi tão rapido que até a camera se perdeu. Então imaginem o narrador oficial.Ao que parece o Kimi foi muito bem com toda a sua gelrira. Pois depois do safty-car,que uniu todo mundo...e ai o espanhol que já vinha arranhando, passou a rugir mais forte e fez com que Vettel e Grosjean tivessem que dar pé no motor Renault. Que ao que parece se assustou com o cavalinho rampante. Kimi como não se alterou e nem deu pé? subiu ao podio na segundona e apareceu mais uma vez na foto oficial.

Hamilton sem carro e sem pneu trocou 12 pontos por 0 por querer tambem aparecer na foto...BURRO!!

Essa frase tambem derve pro Maldanado...vai ser Burro assim não sei onde...e ai o senninha agradece e ainda leva o pontinho dele. BURRO

@Aderson...
O Dick foi 6º no grid em Mônaco e só figurou no podio hoje por íncompetência dos adversários!!!

E falo mais sobre o desempenho de "alguns" pilotos no final da prova... Nas duas últimas corridas houve a coincidência de vários pilotos terem pneus com mais de 25 voltas no final da prova... Ficou evidente nestas provas que o piloto que tinha pneu com menos de 15 voltas fez um estardalhaço!!!

Esse final de semana tivemos as "Mil Milhas Históricas" e advinhem quem foi o vencedor?? Sim ele mesmo Nelson Piquet. Sém mais!!

E o Nelsinho venceu em Elkhart Lake na Nationwide.

Uma coisa a se observar nesta corrida foi o desempenho bem superior do Vettel em relação aos outros.
Fez a pole com folga e na corrida abriu "um trem" de diferença.
Espero estar enganado mas a Red Bull pode ter encontrado a formula pra obter uma performance tão gritante como em 2011.
Vamos ver se os outros conseguem copiar o novo "duplo" difusor criado pelo Adrian Newey.

Essa diferença "gritante" acho que foi mais pq o Hamilton estava andando no ritmo do MepASSA do que realmente o carro tenha dado um passa adiante em relação ao rivais. Pode ser tbm que o carro se adaptou bem aos pneus e ao circuito de valencia, mas na proxima corrida não aconteça a mesma coisa.

Acho que a diferença nos carros não é tão grande assim... ...só que nos pilotos é enorme...

Vemos que a cada corrida mudam alguns protagonistas, tem hora que é o Maldonado, o Pérez, o Koba, o Hülkenberg, o Di Resta, o Rosberg, o Button ou o Webber... ...mas sempre está lá no pelotão da frente o Hamiton, o Vettel e o Alonso!!!

E tem mais galera, o proximo gp em Silverstone. E as modificações feitas no traçado favorem muito a RBR,pois o traçado exige muito dawnforce e velocidade nas curvas rapidas. E para os apostadores no bolão...olho na Force-India...o carro ja mostrou que gosta desse tipo de traçados. Os pilotos podem até não ser uma brastemp..mas estão dando pro gasto.

Pra mim, as confusões de Bruno Senna x Kobayashi e Maldonado x Hamilton foram situações de corrida mesmo. Tentativa de ultrapassagens normais. Um atacando e outro defendendo posição. Acredito mais em voluntarismo do Maldonado do que propriamente em burrice do Hamilton. Até porque faltava apenas 1 volta e imagino que o inglês poderia segurar a posição.

O grande mérito do Schumacher foi não se envolver nessas confusões... he he he... e soube, claro, tirar proveito das condições dos pneus. De qualquer maneira, foi uma corrida decente do "alemão queixudo"

Mas falando em ultrapassagens, aí vai a sequência das 13 ultrapassagens limpas e categóricas do Alonso. O bote final no Grosjean na relargada foi a cereja do bolo:

http://www.youtube.com/watch?v=2WusawkWX8E

Imagina como deve ter sido as transmissões espanhola e britânica... uma enfartando de alegria e a outra de raiva... he he he...

Ótimo link, Gui! Vai virar post.

Sobre a narraçao posso te garantir que chegou uma hora que quase "tivemos" um troço. Digo no plural pq eles ali na cabine de retransmissao tbm...rs

É Latueiro....

O Maldonado pode até ser BURRO, mas poderia ser pior se ao invez de BURRO ele fosse BRUNO... KKKKK!

Último ano do sobrinho na F1. E do Massa também!

Pra mim Guilherme o Alonso ganhou a corrida ali naquele bote em cima do Grosjean. Ali o Vettel teve que mudar a forma de pilotar e o Grosjean teve que tentar recuperar o posto perdido. O Kimi que usa o mesmo motor e continuou na dele, não teve problema algum com seu motor.

Não vejo nada de mais nele...mas que corrida fez Webber hein? Alias ha um pacto entre o Webber e o Guilherme. So pode né. O cara não erra uma aposta no canguro australiano aff.

Tio Bernie? Sem mais. kkkkkkkkkkkkkk

A Lotus do Grosjean, que estava andando num ritmo forte, não conseguia ameaçar o Vettel.
Ainda acho que a RBR deu um grande passo na evolução do seu carro.
Vamos esperar pelo GP da Inglaterra pra tirar a prova dos nove.
Espero estar enganado pelo bem do campeonato que está sensacional.
Odeio aquelas campeonatos em que só uma equipe domina todas as corridas e torna tudo muito monotono.

Vcs não viram aquela hora em que o Bernie deu um "chega cá minha nega" no Mepassa?
Aquela conversinha era meia estranha.
Parece que o Bernie tava fazendo alguma proposta indicente pro cara em troca dele continuar na Ferrari em 2013. Será??
KKKKKKKKKK

Gente, será que só eu nao vi isso?! Ah! E teve uma do Montezemolo no Domenicali, que todo mundo comentou mas eu nao vi! :-(

Pessoal, tudo bem que a RBR pode ter evoluido, mas me parece que Hamilton, que não tinha bom rítimo, ou talvez poupando pneus, trabalhou de escudeiro de Vettel, pois sabemos o quanto os Pirelli se desgasta quando há disputa e, naquele momento, formou-se uma fila indiana atrás da Mclaren. Podemos ter certeza, que se a RBR conseguiu o pulo do gato, hehehe, a caneta vai comer...

Existem indícios que a RBR tenha dado um salto de qualidade: Vettel enquadrou todo mundo no sábado e no domingo estava bem na frente quando veio a bandeira amarela, mas quando teríamos uma prova dessa superioridade, babau...

Não sei se o Hamilton serviu como escudeiro dele, podia até estar poupando pneus para um ataque final, mas a distância entre o Hamilton (2º) e o Vettel na volta 10 eram de 10 segundos. Nessa mesma volta o Grosjean ultrapassou o Hamilton (manobra no mesmo local e bem parecida com a do Maldonado x Hamilton, na penúltima volta). Na volta 28, que teve bandeira amarela, a distância do Vettel para o 2º (Grosjean) já estava em quase 20 segundos.

Outro parâmetro dessa evolução da RBR poderia ser o Webber, mas ficou um tempão lá atrás, só aparecendo de verdade depois que a bandeira amarela juntou todo mundo. E como esse canguru se esforça pra não subir ao pódio, hein... algo parecido como o Massa não consegue pontuar e como a McLaren está se atrapalhando nos boxes.

GUI, mas TODO problema da RBR acontece com o Webber. É impressionante! Arrisco a dizer que problema do Vettel foi uruca do Webber pq, nao é possível!

Outra coisa: acho que vai levar mais umas 2 ou 3 corridas ou pra FIA proibir alguma coisa do novo pacote aerodinâmico ou para as equipes copiarem algo e se igualarem novamente...XD

Eu acho que esse novo buraco que o Newey criou pra RBR não vai ser proibido não.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More