Importante vitória de Fernando Alonso em casa, no GP da Espanha. Nunca ninguém tinha vencido este Grande Prêmio saindo de uma posição mais além da 3ª. Alonso largou em 5º e teve uma vitória incontestável.
Grande vitória, importante para o piloto e equipe, por ser em casa e por subir os ânimos de quem pensava que esse ano teríamos mais uma vez um passeio de Sebastian Vettel.
O espanhol venceu a prova nas primeiras voltas. Se colocou 3º já nas primeiras curvas e uma vez que se pôs líder (volta 13) já não foi ameaçado em momento algum da corrida.
Kimi Raikkonen e Felipe Massa foram os outros dois pilotos a subir ao pódio.
Kimi Raikkonen, ao contrário de Fernando Alonso não teve um bom início de corrida. Perdeu muito tempo atrás de alguns adversários e isso lhe tirou qualquer possibilidade de brigar pela vitória, e mais com um Alonso/Ferrari impecável em ritmo e estratégia. De qualquer forma, Raikkonen atinge o recorde de Heidfeld de 22 corridas pontuando. É o vice-líder do Mundial a apenas 4 pontos de Vettel.
O terceiro colocado, Felipe Massa, também fez uma excelente corrida, demonstrando ritmo e que os problemas com os pneus começam a ser solucionados. Massa largou em 9º, depois de ser punido durante a classificação do sábado. Já era 6º na primeira volta, com importantes ultrapassagens. Importante também o primeiro pit stop do brasileiro que se adiantou as rivais e ganhou segundos de vantagem. O bom ritmo do carro e um melhor tratamento aos pneus ajudaram a Felipe a se manter com possibilidades de pódio durante todo o tempo. Superou com grande vantagem a Vettel e apenas Alonso e Raikkonen lhe superaram em rendimento.
Sebastian Vettel chegou a liderar a prova depois de superar a Nico Rosberg mas a degradação dos pneus por parte dos Red Bull nao está sendo nada fácil de administrar por pilotos e equipe. A última parada tardia de Vettel em boxes sentenciou o alemão à 4ª posição, logo a frente de seu companheiro de equipe.
Webber, que largou em 7º (Vettel em 3º), conseguiu superar uma largada ruim e o mesmo problema de Vettel com os pneus. Obviamente, terminou a corrida muita mais contente com o resultado que seu companheiro de equipe.
Nico Rosberg, o pole position, aguentou o que pode e terminou em 6º lugar. Fez um trabalho de conservação de pneus muito melhor que seu companheiro, Lewis Hamilton. É sabido o problema da Mercedes com a degradação excessiva dos pneus durante a corrida mas em Barcelona alcançou seu ápice de queda de rendimento. Rosberg conseguiu manter uma estratégia de 3 pit-stops enquanto Hamilton teve que mudar de estratégia e fazer 4.
O sétimo colocado foi Paul di Resta, com o Force India. As atualizações levadas pela equipe para o GP espanhol surtiram efeito e com o 7º lugar de Di Resta a equipe consegue se manter como 5ª melhor equipe do Mundial de Construtores. opções
Jenson Button salvou alguns pontos para a equipe Mclaren depois de largar muito atrás (14º). Não só ele! Button e Pérez fizeram 8º e 9º. Primeira vez que ambos pilotos pontuam na mesma corrida. Os dois pilotos reclamaram muito da falta de agarre dos pneus.
Fechando o top 10, Daniel Ricciardo, que termina mais uma vez na zona de pontos, apesar dos problemas de aderência e freios que enfrentou durante a prova.
Assim terminou o GP da Espanha:
1) Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
2) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus)
3) Felipe Massa (BRA/Ferrari)
4) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
5) Mark Webber (AUS/Red Bull)
6) Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
7) Paul Di Resta (ESC/Force India)
8) Jenson Button (ING/McLaren)
9) Sergio Pérez (MEX/McLaren)
10) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso)
11) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber)
12) Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
13) Adrian Sutil (ALE/ Force India)
14) Pastor Maldonado (VEN/Williams)
15) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber)
16) Valtteri Bottas (FIN/Williams)
17) Charles Pic (FRA/Caterham)
18) Jules Bianchi (FRA/Marussia)
19) Max Chilton (ING/Marussia)
2) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus)
3) Felipe Massa (BRA/Ferrari)
4) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
5) Mark Webber (AUS/Red Bull)
6) Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
7) Paul Di Resta (ESC/Force India)
8) Jenson Button (ING/McLaren)
9) Sergio Pérez (MEX/McLaren)
10) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso)
11) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber)
12) Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
13) Adrian Sutil (ALE/ Force India)
14) Pastor Maldonado (VEN/Williams)
15) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber)
16) Valtteri Bottas (FIN/Williams)
17) Charles Pic (FRA/Caterham)
18) Jules Bianchi (FRA/Marussia)
19) Max Chilton (ING/Marussia)
Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso)
Giedo van der Garde (HOL/Caterham)
Romain Grosjean (FRA/Lotus)
Giedo van der Garde (HOL/Caterham)
Romain Grosjean (FRA/Lotus)
6 comentários:
Por ser em Barcelona até que foi uma corrida boa...
Só que tudo ocorreu em função dos pneus...
Está na hora disso mudar...
Essa pista continua uma m333rd@@@@@@...
B'Hengler, mas no fim das contas tudo acontece por algo. Esse ano os protagonistas estao sendo os pneus, outro ano foi a aerodinâmica, no outro o KERS, no outro o efeito solo "dissimulado" e por aí vai...
Se tem que fazer 20 paradas, dane-se! Façam os 20 pit-stops e parem de chorar!
Barcelona é sempre Barcelona: Um saco! Depois da metade da prova...ZZZzzzzZZZZ
Parece que vai mudar essa história de pneus-farofa nas próximas corridas. E precisa mudar mesmo...
Basta ver que a volta mais rápida foi do Gutiérrez com uma Sauber. Ele foi 0,5s mais rápido que Alonso e Raikkonen e quase 1s mais rápido que Vettel e Webber.
Nas últimas 10 voltas, o pensamento dos pilotos e equipes deveria ser mais ou menos esse:
Alonso: Agora é só administrar para
não desgastar os pneus nas últimas voltas e ganhar a corrida.
Raikkonen: Nem adianta forçar o ritmo, pois se fizer isso não terei pneus em condições de subir ao pódio.
Massa: Se eu tentar atacar o Kimi acaberei destruindo meus pneus nas últimas voltas e serei engolido por quem vier atrás.
Vettel: Queria pisar fundo, mas não posso, pois poderei acabar com meus pneus e terei que recorrer ao multi21...
Resumindo: A vitória do Alonso se concretizou naquela dupla ultrapassagem na 1ª volta. A corrida acabou ali.
Eu também acho, Guilherme. Nao tanto na primeira volta, mas nas 15 primeiras sim.
O que eu nao entendo é o chororô. Quero dizer, os pneus esfarelam? sim! mas esfarelam pra todos! Se uma equipe tem que fazer 5 pit stops a outra também e se quiser arriscar vai fazer 4 ou vai tentar 6 pra ser mais rápidos, enfim...mas é o que há. Se minha equipe fez um carro em que os pneus se adaptam melhor que no seu carro, problema é seu. Entende o que quero dizer?
Nao sei pq tem que mudar pneu agora. A Pirelli fez 78324563297856293847 mil testes antes da temporada começar, nao sabia que os pneus esfarelavam? O.O
O problema é que existe uma limitação de pneus disponíveis para a corrida. Não adianta tentar fazer 5 ou 6 paradas com o intuito de melhorar o rendimento do carro, pois terão que usar pneus usados do sábado.
Seria melhor que o pneu fosse mais resistente, para 2 ou 3 paradas, e talvez evitaria termos que ver as últimas 10/15 voltas sem praticamente nenhuma disputa por posição, sendo que a diferença beirava os 15s de um piloto para o outro. Ninguém podia arriscar nada porque não havia como.
PS: A melhor volta da corrida foi com Gutiérrez, de Sauber, na volta 56, numa corrida que teve 66 voltas.
Acho que essa questão dos pneus é como a Pri falou, mas concordo o Guilherme (RJ) que tem que mudar isso...
Na minha opinião a escolha do pneu deveria ser livre para 2 dos 4 tipos existentes, livre escolha por piloto... Além disso o pneu mais duro deveria durar a prova toda...
Seria interessante a disputa por estratégias...
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