GP da Espanha

Espanha volta a ser "território Alonso"

GP da China

Alonso vence o "quebra-cabeça" chinês

GP da Malásia

Vettel "dá o bote" em Webber e vence a corrida

GP da Austrália

Raikkonen vence a primeira do ano

Vodafone deixará Mclaren no fim da temporada

Parceria terminará após 7 anos

31 de ago. de 2010

Resultado do Bolão: GP da Bélgica

Mudança de líder no Mundial de Pilotos e mudança de líder também aqui no Bolão. Tudo embolado na ponta e no meio da tabela, com todos muito próximos.


Destaque para o Renato que com seus 27 pontos da etapa pulou da 8ª para a 4ª posição.

Ainda não há nada decidido! Monza "está ali na esquina"....

29 de ago. de 2010

GP da Bélgica

Corrida emocionante, como sempre, em Spa-Francorchamps, na Bélgica, onde a chuva e o safety-car não faltaram ao encontro.

Lewis Hamilton levou a melhor e venceu o Grande Prêmio de hoje sendo rápido debaixo chuva ou de sol, a frente de Mark Webber e Robert Kubica.


Webber se equivocou na largada, perdeu a posição para Hamilton e para 5 pilotos mais. A 1ª volta da corrida foi marcada pela chuva que apareceu logo depois da largada. Suficiente para provocar o 1º acidente do dia, entre Rubens Barrichello e Fernando Alonso. O brasileiro não conseguiu freiar com devido à chuva e acertou em cheio a Ferrari do espanhol.

Final pouco feliz para o 300º GP de Rubens.

Alonso caiu para última posição e um novo safety-car lhe ajudou a se aproximar do pelotão. Após excelente recuperação, o espanhol estava em 8º, quando, no final da corrida resvalou e bateu, abandonando a prova.

Porém, antes disso, mais uma "Vettelnada": ao tentar ultrapassagem sobre Button, na disputa pela 2º posição, um "movimento estranho" do alemão fez com que acertasse em cheio a Mclaren de Nº1. Final de corrida para o inglês e corrida comprometida para Vettel que recebeu um drive-trough pela manobra. Vettel ainda teria um pneu furado ao brigar por uma posição com Viatantonio Liuzzi.

Várias ultrapassagens, a chuva que ameaçava mas que ao final só chegou nas últimas 10 voltas, assustando o incontestável líder, Lewis Hamilton, que quase fica preso na caixa de brita.

O acidente de Fernando Alonso no final da prova provocou um novo safety-car, mas os pilotos já não queriam arriscar e as posições foram mantidas.

1. Hamilton McLaren-Mercedes 1h29m04.268s
2. Webber Red Bull-Renault +1.571
3. Kubica Renault +3.493
4. Massa Ferrari +8.264
5. Sutil Force India-Mercedes +9.094
6. Rosberg Mercedes +12.359
7. Schumacher Mercedes + +15.548
8. Kobayashi Sauber-Ferrari +16.678
9. Petrov Renault +23.851
10. Liuzzi Force India-Mercedes +34.831
11. De la Rosa Sauber-Ferrari +36.019
12. Buemi Toro Rosso-Ferrari +39.895
13. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari +49.457
14. Hulkenberg Williams-Cosworth +1 lap
15. Vettel Red Bull-Renault +1 lap
16. Kovalainen Lotus-Cosworth +1 lap
17. Di Grassi Virgin-Cosworth +1 lap
18. Glock Virgin-Cosworth +1 lap
19. Trulli Lotus-Cosworth +1 lap
20. Yamamoto HRT-Cosworth +2 laps

Com Vettel fora dos pontos e Button e Alonso fora da corrida, Lewis Hamilton abriu grande vantagem na briga pelo Mundial. Seguindo de perto, Mark Webber, a apenas 3 pontinhos do líder.

Confira a classificação do Mundial de Pilotos:

1. Hamilton - 182 pts, 2. Webber - 179 pts, 3. Vettel - 151 pts, 4. Button - 147 pts, 5. Alonso - 141 pts, 6. Massa - 109 pts, 7. Kubica - 104 pts, 8.Rosberg - 102 pts, 9. Sutil - 45 pts, 10. Schumacher - 44 pts, ...

28 de ago. de 2010

Classificação - GP da Bélgica

Mark Webber, novamente, largará desde a pole-position, logo a frente de Lewis Hamilton, rápido e constante em todo o fim de semana e Robert Kubica, com novas atualizações em sua Renault que mostram funcionar perfeitamente.


Sebastian Vettel apenas pode ser o 4º colocado, à frente de Jenson Button, que "roubou" o 5º lugar de Felipe Massa no último instante. Massa rodou no final do treino quando a chuva voltou a cair e larga em 6º.

Momento em que Fernando Alonso percebeu que se equivocava de estratégia para a classificação - não sei se para a corrida também. O espanhol preparou um set-up de chuva para a classificação o que o catapultou a 10ª posição no grid.

Destaque para as novatas com Timo Glock(Virgin) e Heikki Kovalainen (Lotus) que passaram pela primeira vez para a Q2, se aproveitando dos erros de condução na chuva de seus rivais.

Digo chuva porque a classificação começou com pista molhada e foi secando até os 3 minutos finais, onde voltou a cair.

Essa é a previsão do tempo para amanhã, em Spa:

- Frio e chuvoso. Temperaturas de 13º, céu nublado e chuva intermitente.

Spa, como sempre, promete!

27 de ago. de 2010

Treinos Livres - Gp da Bélgica

Fernando Alonso dominou esta sexta-feira de treinos livres em Spa-Francorchamps.

Debaixo de muita chuva, Fernando foi o mais rápido pela manha seguido por Lewis Hamilton e Robert Kubica. Vettel e Webber foram 4º e 7º, respectivamente.


Felipe Massa foi apenas o 11º colocado, quase 3 seg. atrás do companheiro de equipe.

Pela tarde, a pista seguia muita molhada, mas a previsão era de melhora do tempo para o restante do treino, o que ficou visível nos tempos.

Os pilotos entraram em pista com pneus intermediários e à medida que a pista foi secando, os tempos foram melhorando.

Adrian Sutil, que havia sido o 5º colocado na sessão matutina, mostrou o bom rendimento do Force India na pista de Spa e se meteu entre os 3º primeiros da tarde: o alemão foi o 2º melhor, atrás apenas de Alonso e à frente de Lewis Hamilton.

A dupla da Red Bull parece confirmar as suspeitas da equipe antes do fim de semana, de que "Spa não é um circuito Red Bull". Vettel foi o 6º colocado a mais de 0,6 seg. do tempo de Alonso. Webber esteve ainda pior. O australiano teve problemas com seu Red Bull e fez apenas o 18º tempo.


A anédota do dia fica por conta de uma bandeira vermelha a 15 min. do fim do treino. O por quê? Ao parecer alguns torcedores "invadiram" a pista e estavam em uma área perigosa do circuito.

O treino foi revalidado quando faltavam 3 minutos para o final e todos voltaram para pista já com
pneus slicks, e aí vieram as voltas rápidas.

A previsão do tempo mostra mais chuva para amanha.


Apostas do Bolão: GP da Bélgica

A F1 está de volta depois de 3 semanas de férias e, com ela, o Bolão do Guard Rail.

Atentos às apostas porque o GP parece ser que será disputado debaixo de chuva e isso pode mudar todo o rumo da classificação e do Bolão.

O Piloto Coringa de Spa é:

Jarno Trulli

Boa Sorte!

26 de ago. de 2010

GP 300: Homenagem a Rubens Barrichello

Rubens Barrichello cruzará este fim de semana a barreira dos 300 GP's, feito que ninguém até hoje, nestes 60 anos de Fórmula 1, havia sido capaz de alcançar.

O feito deixa o nome de Rubens Barrichello marcado para sempre na história do esporte.

E como comemoração, o brasileiro nos brinda com a pintura especial de seu capacete pela marca, de 300 participações, alcançada.




Já em Spa, Barrichello recebeu uma merecida homenagem de sua atual equipe, a Williams, e de vários de seus companheiros. Até mesmo, Bernie Ecclestone esteve por lá, no motorhome da equipe, para parabenizá-lo e entregar-lhe uma medalha comemorativa.

Rubens também recebeu de presente da Coswoth, fornecedora de motores da Williams, uma bicicleta com pintura personalizada.


Frank Williams participou da homenagem e fez questão de agradecer a Rubens pelo que ele representa para a F1.

"Quando eu começei na F1, eu nunca sonhei em ainda estar aqui depois de 300 corridas. Eu estou muito orgulhoso do que eu alcançei, e tem sido uma jornada maravilhosa. Estou aproveitando meu trabalho mais do que nunca aqui na Williams" - comentou Barrichello.

Parabéns Rubinho! E que venham muitos mais...




Foto capacete: via Twitter
Fotos: tazio.uol.com.br

25 de ago. de 2010

Conhecendo Spa-Francorchamps, com Jaime Alguersuari

24 de ago. de 2010

Rapidinhas

Com o dia 8 de Setembro se aproximando, os nervos da equipe Ferrari começam a "esquentar". Aproveitando as férias da F1, a equipe não só prepara novas atualizações para as pistas; prepara também sua defesa perante a FIA.


A Ferrari recebeu uma multa econômica por dar ordens de equipe no GP da Alemanha desta
temporada, mas agora se enfrenta a uma penalização que pode afetar o rumbo do Campe
onato.

Para isso, a Scuderia esta disposta a acudir à Justiça Civil caso não esteja de acordo com a decisão do Tribunal da FIA, no dia 8.

Lembrem-se que Briatore agiu assim e conseguiu reverter a sentença...



Falando em julgamento, Lewis Hamilton recebeu uma multa no valor de 350 euros(aproximadamente, 800 reais) por conduzir de forma temerária, em Melbourne, Austrália, no início deste ano.


O piloto da Mclaren, não compareceu ao julgamento, mas através de seu advogado, se considerou culpado e pediu desculpas pelo ocorrido através de uma carta.



Mark Webber parece ter bem claro que se tem uma oportunidade para ganhar o título Mundial, essa oportunidade é "hoje e agora".

O australiano tem contrato com a equipe Red Bull até final de 2011, e suas últimas declarações mostram que Mark já pensa em uma "vida além da F1":


"Não posso garantir que minha cabeça esteja no mesmo lugar em 2012. Quero ganhar o título e sei que isso muda a vida das pessoas, mudas as pessoas e quero saber o que se sente."

Webber pensa em dedicar-se a outros esportes quando deixe a Fórmula1.



Enquanto alguns, por fim, podem presumir de F-Duct, como é o caso da Renault, que
provavelmente estreará o seu em Spa, a equipe Mclaren, pioneira do invento, retira.


A equipe de Woking, segundo a Autosport, não utilizará o F-Duct em Monza. Apesar de parecer contraditória a decisão, a revista explica que pode dever-se ao fato de que em Monza, necessitam uma configuração de aerofólio tão baixo que o F-Duct perde sua serventia.

Vamos ver se as demais equipes também copiam a manobra e quem leva a melhor.

22 de ago. de 2010

Fatos da Semana

Epsilon Euskadi e Hispania Racing Team poderiam unir-se para competir juntos na temporada 2011 de F1.


Joan Villadelprat, responsável da Epsilon, esteve em contato com Ramon Carabante, responsável da HRT, para conhecer as necessidades da equipe espanhola do grid.

Quando surgiu a possibilidade de novas equipes entrarem na Fórmula1, Epsilon Euskadi também se apresentou, e mostrava desde então, um projeto muito mais sólido e bem preparado que a da equipe Hispania.

AH! Isso sim: A fusão só será feita caso a Epsilon não seja aceita como 13º equipe, já que mais uma vez apresentará seu projeto a FIA.



Kimi Raikkonen parece dar um adeus definitivo à Fórmula 1.


O piloto finlandês passou a disputar o Campeonato Mundial de Rallys (WRC) este ano e seu nome esteve ligado a equipes como Red Bull e Renault, para a temporada 2011.

Mas o Campeão de 2007 parece que já decidiu seu futuro: "Nunca se sabe, mas provavelmente, nunca volte à F1".

"Foi algo que fiz durante muitos anos, tive muitos grandes momentos. Ganhei um Campeonato do Mundo que foi o que sempre quis, mas os tempos mudaram. Agora estou no rally e existem muitas outras coisas além da F1 na vida".

Raikkonen declarou que deseja competir nas 24hs de Le Mans.



O ex-piloto de F1, Niki Lauda perdeu uma grandíssima oportunidade de ficar calado. E nao sou eu quem o diz, mas sim a equipe Ferrari, que nao demorou muito em rebater as duras palavras de Lauda contra Alonso e a própria equipe.


"Nesta ocasião, Niki perdeu uma boa oportunidade de manter a boca fechada, tendo em contaque, quando foi piloto Ferrari a política de gestão que critica lhe sentava de maravilha. Não se entende esta fúria moralista quando durante os últimos anos, tem sido culpado de tantos atos de hipocrisia" - "detona" a Scuderia.

O austríaco tem dado várias declarações acusando a "estratégia" da equipe Ferrari na Alemanha e pedindo uma exemplar penalização para a equipe no dia 8 de Setembro.



Sakon Yamamoto terá mais uma oportunidade de "demonstrar seu talento" aos mandos do carro da equipe HRT, no lugar de Karun Chandock.


Para Spa se esperava a volta do indiano, mas a equipe espanhola já confirmou o japonês ao lado de Bruno Senna.

Será a 4ª corrida de Yamamoto com a equipe.

18 de ago. de 2010

Motores usados até o GP da Hungria

Faltando apenas 7 corridas para terminar o Mundial, vale a pena dar uma conferida em como andam os motores utilizados por cada piloto, já que os propulsores podem ser de suma importância na reta final do Campeonato.

Pela regra da FIA, cada piloto tem 8 motores disponíveis durante o ano. Se caso for necessário usar um 9º motor, o piloto será penalizado com 10 posições na corrida em questão.

Tão pouco está mal analisar como andam as caixas de câmbio de cada um. As caixas de câmbio devem durar 4 corridas cada uma e no caso de ter que trocar antes da 4º corrida, o piloto perde 5 posições no grid.

Nas 4 últimas colunas você encontra o nº de motores usados(USD), quebrados (ROT), novos(NUE) e os que ainda estão disponíveis(DIS), sejam eles novos ou usados.

Então, vamos aos números!


Agora, o câmbio:

13 de ago. de 2010

Lewis e o MP4-4 de Ayrton Senna

O vídeo já deve ter sido visto por muitos de vocês mas achei sensacional, e que melhor que ver Lewis Hamilton desfrutando como uma criança ao pilotar o Mclaren MP4-4, carro que deu o primeiro título de Pilotos a Ayrton Senna?

A entrevista é do Programa Top Gear, da BBC inglesa e apesar de estar em inglês, imagens valem mais que mil palavras...




Na entrevista com a apresentador, eles comentam: "Haviam pilotos como Mansell, Prost,... e de todos esses pilotos, todos de uma fantástica Era, Senna era quem estava no topo".

Lewis comenta ao final que o MP4-4 "não tem comparação com os carros de hoje em dia" e que aquele era "um dos dias mais felizes da minha vida", já que havia sonhado toda sua vida em pilotar um carro como aquele.

9 de ago. de 2010

Rapidinhas

Fernando Alonso se mostrou confiante em relação ao título desta temporada. Após subir ao pódio nas últimas duas corridas, fazendo 1º e 2º lugar, o espanhol sente que a Ferrari evoluiu o suficiente para estar na briga e afirma que suas chances são de um 50%.


Quanto ao julgamento da FIA no dia 8 de Setembro, o espanhol também é todo esperança:

"Temos que esperar a decisão com confiança, esperando um resultado positivo".



A esta altura do Campeonato - nunca melhor dito - a "dança das cadeiras" no grid da F1 para a próxima temporada estaria a mil, mas com as principais equipes e seus pilotos, confirmados, restam "as outras".


De momento o melhor posto seria o de companheiro de Robert Kubica, na Renault, já que seu dono, o russo Vitaly Petrov andou deixando a desejar.

Uma possível saída de Adrian Sutil, da Force India, deixa mais um assento livre. Em seguida estaria o de Pedro de la Rosa, da Sauber, que provavelmente não seguirá em 2011.

Some a isso os lugares na HRT, e as possíveis "promoções" de alguns pilotos da GP2 - Pastor Maldonado é o mais cotado.

Façam suas apostas!



A FIA programou uma reunião com as equipes candidatas à 13º vaga no grid de 2011, no dia 13 de Agosto.


A entidade tenta acelerar o processo de seleção, para que a escolhida tenha mais tempo de preparação. Porém , Bernie Ecclestone já afirmou deixar o nome da escolhida em suspense, já que espera que uma ou duas equipes deixe a categoria no final de 2010.

13 equipes optam à vaga.



A anédota do fim de semana foi protagonizada por Adrian Newey. O "cérebro" da Red Bull sofreu um acidente quando disputava mais uma etapa da British Touring Car Championship.

Após um toque na traseira de seu carro, Newey ficou parado na pista. Um outro carro apareceu e acertou em cheio o carro nº50.




Newey foi levado ao hospital e não sofre lesões graves, mas vejam que não pode sair por seus próprios pés do carro que conduzia.

Newey terá até o último fim de semana de Agosto para se recuperar, data em que recomeça o Campeonato.

7 de ago. de 2010

Caso Ferrari: Qual é a novidade?

O caso das órdens de equipe dadas pela Ferrari, no GP da Alemanha, parece lixo de feira: quanto mais mexe mais fede!

A modo de conta-gotas a FIA, ou FOM, ou quem quer que seja, libera trechos das conversas entre pilotos e equipe durante a corrida. Mas sinceramente, de tudo o que já saiu: qual é a novidade?


Um "testemunho" bem esclarecedor do jornalista espanhol, Miguel Sanz, 3 dias após o acontecido, dá uma perspectiva diferente sobre as órdens dadas a Felipe e explica perfeitamente toda a história.

Como eu já havia explicado aqui, na metade do Mundial - Silverstone - quem estivesse melhor no Campeonato, receberia um trato especial da Ferrari.

Portanto, no GP da Alemanha, já veríamos a equipe se esforçando ao máximo para ajudar a aquele que alcançou melhor desempenho em pista na primeira metade da temporada.


Se durante os dias, ou meses, anteriores já tinham falado sobre isso e sobre a nova situação a partir de Silverstone, se supõe que todos estavam de acordo e a par do que aconteceria dali em diante, daí a famosa frase " Isso é ridículo" soltado por Alonso, após ver que teria que forçar a ultrapassagem sobre Massa e arriscar, o que não interessava a ninguém já que o que está em jogo é o Campeonato.

"A nova situação na equipe, ou seja, que existia um líder ao que ajudar, não a todo custo, mas sim, se existe a possibilidade, foi o assunto do jantar entre Stefano Domenicalli e os pilotos no hotel de Hockenheim antes do início do GP. Não teve oportunidade de falar sobre isso até então, e o chefe buscou o contato direto, olhando nos olhos e dizer as coisas." - comenta Sanz em seu blog.

A Ferrari estava pronta para brigar pelo Campeonato e sabiam que em um momento dado, deveriam tomar uma decisão "arriscada", e todos estavam de acordo.


"(...) Domenicalli, o que não é habitual, foi até o grid para falar com Massa. Eu estava a meio metro, olhando com cautela, já que não é habitual vê-lo. Já haviam tido outra reunião pela manha para aclarar todos os temas da corrida, como operar, etc...Porém, no momento da verdade, Felipe "perdeu o sentido". Foi avisado, e isso ainda não é público, em até 4 vezes pelo rádio(...). Vettel e Webber bateram na Turquia, Hamilton e Button, na mesma corrida, mas com outra ordem se tranquilizaram. Felipe e Fernando se "estranharam", mas se batiam, Ferrari se despedia do Mundial. Por isso a decisão foi rotunda e a prática, tão espantosa que nos fez agachar a cabeça na Alemanha".

Ou seja, apenas 3 dias depois do ocorrido na Alemanha já sabíamos do acordo entre pilotos e equipe, já sabíamos dos vários avisos a Massa e já sabíamos o que sabíamos.

Volto a perguntar: Onde está a novidade dos novos trechos do rádio da Ferrari?

E pra que todo esse show de que "tive que ceder" quando TODOS ali dentro já sabiam o que iria acontecer?

Sigo pensando que apesar de ter bem claro que foi uma ordem de equipe, não vejo nada "claro" nos áudios para acusar a equipe, com uma consideração: o engenheiro de pista de Felipe Massa, que pode ter botado tudo a perder.

6 de ago. de 2010

Troféu Blogueiros - Gp da Hungria

Notas parecidas dadas pelos blogueiros neste Gp que passou. Apenas um "porém": as notas do Schumacher.



A média da corrida fica assim:



Desculpem a falta de postagens: o PC tá na "oficina". Amanhã, voltamos com tudo....

3 de ago. de 2010

Resultado do Bolão - GP da Hungria

Poucos pontos conseguidos nesta etapa. O pole-position e os três primeiros colocados foram os resultados mais acertados.


Wallacy seguirá como líder do Bolao durante estas 3 semanas de férias da F1, mas por poucos pontos. A briga está acirrada aqui no Bolao também!

1 de ago. de 2010

GP da Hungria

Mark Webber vence o Gp da Hungria e, de quebra, se coloca líder do Mundial de pilotos.

O australiano largou mal - como a maioria dos que saiam pela parte suja da pista - e perdeu a 2º posição para Fernando Alonso. Enquanto isso, Vettel, que conseguiu manter a liderança, apesar do ataque de Alonso na largada, abriu vantagem logo de início provando mais uma vez que a Red Bull "sobrava" neste circuito.


Um safety-car em pista, pelo aerofólio de um Force India, provocou a entrada de todos em boxes. Todos, menos Webber e Barrichello.

Com tantos carros no pit, a confusão estava garantida: A Renault liberou Robert Kubica antes do tempo e ao sair, "encontrou" Adrian Sutil entrando em seu pit, que fica logo em frente ao da Renault.


E como na Hungria não pode faltar a "história-da-porca-mal-apertada-e-uma-roda-voando", dessa vez o protagonista foi Nico Rosberg, que viu como sua roda "voava" pelo pit nada mais arrancar.

De volta a pista, Webber abriu espaço suficiente para o segundo colocado e ainda se beneficiou de um drive-trough de Sebastian: com o safety-car em pista, Vettel deixou muito espaço entre ele e o primeiro colocado, no caso, seu companheiro de equipe, e desrespeitou o regulamento que diz que a distânica máxima entre os adversários deve ser de 10 carros.

Com isso, o australiano da Red Bull fez seu pit-stop e ainda pode voltar na liderança, a frente de Fernando Alonso e Sebastian Vettel que após a punição caiu para 3º.

O líder do Mundial, Lewis Hamilton rodava em 5º lugar, quando um problema nos freios o obrigou a abandonar, deixando o Mundial "fervendo".

Destaque para Vitaly Petrov que finalizou seu ótimo fim de semana com uma preciosa 5º posição, Pedro de la Rosa, que por fim conseguiu transformar seu bom desempenho na classificação em pontos na corrida: o espanhol terminou na 7º posição.

Mais o destaque, MESMO, foi para Rubens Barrichello e Michael Schumacher: o primeiro, pela impressionante ultrapassagem pra cima do alemão, faltando apenas 3 voltas pro final, que valia apenas 1 ponto para o Campeonato- a 10º posição -,mas que valia muito mais para a moral.

E o segundo, pela feia atitude, ao ver que seria ultrapassado pelo rival, ao tentar jogar Barrichello no muro, pisando fora da linha branca que delimita a pista, e chegando a pisar inclusive a grama. Perdeu e perdeu feio.

A FIA já anunciou que Schumacher será punido na próxima corrida, em Spa-Francorchamps, por essa atitude anti-esportiva, com 10 posições no grid da Bélgica.

Para os demais brasileiros, Felipe Massa foi o 4º colocado e se manteve aí desde a largada. Lucas di Grassi foi o 18º, terminando atrás de Bruno Senna o 17º.

Os tempos da corrida:

1. Webber Red Bull-Renault 1h41:05.571
2. Alonso Ferrari + 17.821
3. Vettel Red Bull-Renault + 19.252
4. Massa Ferrari + 27.474
5. Petrov Renault + 1:13.100
6. Hulkenberg Williams-Cosworth + 1:16.700
7. De la Rosa Sauber-Ferrari + 1 lap
8. Button McLaren-Mercedes + 1 lap
9. Kobayashi Sauber-Ferrari + 1 lap
10. Barrichello Williams-Cosworth + 1 lap
11. Schumacher Mercedes + 1 lap
12. Buemi Toro Rosso-Ferrari + 1 lap
13. Liuzzi Force India-Mercedes + 1 lap
14. Kovalainen Lotus-Cosworth + 3 laps
15. Trulli Lotus-Cosworth + 3 laps
16. Glock Virgin-Cosworth + 3 laps
17. Senna HRT-Cosworth + 3 laps
18. Di Grassi Virgin-Cosworth + 4 laps
19. Yamamoto HRT-Cosworth + 4 laps

Com Webber, Alonso e Vettel no pódio e Hamilton e Button, "fora de combate" na Hungria, o Mundial de pilotos se encontra assim:

Webber - 161 pts, Hamilton - 157 pts, Vettel - 151 pts, Button - 147 pts, Alonso - 141 pts, Massa - 97 pts, Rosberg - 94 pts, Kubica - 89 pts, Schumacher - 38 pts, 10º Sutil - 35 pts,...

No Mundial de Construtores:

Red Bull - 312 pts, Mclaren - 304 pts, Ferrari - 238 pts, Mercedes - 132 pts, Renault - 106 pts, Force India - 47 pts, Williams - 40 pts, Sauber - 23 pts, Toro Rosso- 10 pts,...

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